sexta-feira, 22 de maio de 2015

Localizado na Europa, o primeiro território chamado Brasil era uma ilha mágica.


Considerada uma 'ilha mágica', esta porção de terra aparece em diversos mapas da época e os relatos afirmam que o território aparecia apenas a cada sete anos.



Situada próxima à Irlanda, a ilha Brasil foi descoberta em 565 e publicada em dezenas de mapas da época, mas nunca mais foi reencontrada. Diversas expedições tentaram localizá-la ao longo de mil anos, mas todas falharam.
 
Ao contrário do que se imagina, o (nosso!) Brasil não foi o primeiro território a ser batizado com este nome no mapa mundi. Aproximadamente mil anos antes de Pedro Álvares Cabral 'descobrir' as novas terras e nomeá-las de Brasil, os irlandeses já haviam batizado uma ilha com o mesmo nome em seu litoral. Prevendo o futuro ou simplesmente coincidência, este território que estava localizado próximo à Irlanda não era levado muito a sério pelas grandes nações vizinhas.

Um dos 'descobridores' deste outro Brasil foi o famoso capitão John Nisbet que localizou e ganhou dos monarcas da época este pedaço de terra. O único problema foi que nem ele reencontrou a ilha para tomar posse.

Se por aqui o descobridor foi Pedro Álvares Cabral, no Brasil irlandês o primeiro explorador a visitá-la foi o monge São Brandão, em 565. Após o primeiro relato, diversas expedições foram financiadas oficialmente pelos países vizinhos em busca do território. A última tentativa de localizar a ilha ocorreu em 1617 e foi liderada pelo cartógrafo e explorador Willem Jansz Blaeu.

Toda criança aprende na escola que o nome do Brasil deriva da árvore pau-brasil que era abundante no país quando os primeiros exploradores chegaram por aqui. Este fato está certo, mas o que muitos não sabem é sobre a origem da palavra "Brasil" e sua curiosa história. Se a escolha do nome do país foi uma homenagem a primeira riqueza explorada nas terras recém-descobertas há cinco séculos, esta árvore ganhou o nome devido a sua pigmentação de cor vermelha que era utilizada para colorir peças de roupa de luxo.

Se os portugueses nomearam as enormes árvores de Pau-Brasil, os primeiros donos do país, os índios, chamavam o vegetal de 'Araboutan' ou 'Ibira Piranga'. Por mais que a espécie seja de origem brasileira, a terminologia 'Brasil' atravessou o Atlântico nas caravelas vindas da Europa. Em Portugal, os bois com coloração avermelhada eram apelidados de "brazinos" que é um termo irlandês que deriva da palavra gaélica "O’Brasil" que significa "descendentes do vermelho". Com isso, o nome "Brasil" é mais irlandês do que português.


Recolhido no site do Universo on line ( ecoviagem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário