domingo, 15 de junho de 2014

Alexei Bueno



 









"Cemitério das Polacas* (Inhaúma, Rio)"
 
Nos beliches sobre o oceano,
Nas camas de Lapa ou Mangue
Fizeram-se, corpo e sangue,
Algo horizontal e plano.

Sob o lustre, ao som do piano,
Quanto gesto ousado ou langue,
Que mudo medo da gangue
Que as trouxe, que asco inumano.
 
Mas ei-las, ainda deitadas
Nos seus leitos de cimento,
Seus barcos sem amuradas.

Doadoras do esquecimento,
Ei-las na paz olvidadas
De todos, menos do vento.


* O chamado “Cemitério das Polacas”, que tem o nome oficial de Cemitério Israelita de Inhaúma, foi criado pela Associação Beneficente Funerária e Religiosa Israelita, em 1916.

Esta Associação reunia mulheres judias trazidas ao Brasil (e também a outros países) por um grupo de judeus dedicado ao tráfico de brancas,conhecido como Zwig Migdal. Homens desse grupo, no período de 1890 até o início da 2ª. Guerra percorriam vilarejos da Europa Oriental e prometiam empregos ou casavam-se com judias jovens e pobres (quase sempre analfabetas) em cerimonias falsas que imitavam os costumes israelitas. As jovens só percebiam o golpe quando, já afastadas da família, eram levadas para prostíbulos no Rio de Janeiro (assim como para a Argentina, África do Sul,  Índia etc...) onde passavam a trabalhar nos bordéis, sendo conhecidas como “as francesas”.
Elas eram rejeitadas pela colônia judia, e após a morte eram enterradas como indigentes nos cemitérios públicos, pois, para a colônia, eram consideradas impuras por serem prostitutas. Devido à esta condição, sequer podiam receber as tradicionais cerimônias  para os mortos, e nos cemitérios israelitas seriam enterradas junto ao muro, com os suicidas e delatores.

Assim, criaram uma Associação, construíram uma sinagoga e estabeleceram um cemitério em Inhaúma.
O Cemitério Israelita de Inhaúma foi tombado definitivamente pela Prefeitura como Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Fica na Rua Piragibe, em Inhaúma.
(Copiado do excelente  http://rio-curioso.blogspot.com.br/, infelizmente interrompido em 2011.)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário