sábado, 22 de agosto de 2009

Walt Whitman, "Um Certo Civil"

Pediste-me rimas doces?
Procuras as rimas pacíficas e lânguidas dos civis?
Achaste a canção que entoei anteriormente difícil de acompanhar?
Pois eu não estava cantando anteriormente
Para que tu pudesses seguir, para que entendesses, nem mesmo
                                                                                          [agora
(Despertei com a guerra, os intermináveis rufos dos tambores
                                                                                    [dos regimentos
São sempre doce música para mim, amo muito o hino fúnebre
                                                                                        [marcial,
Com lamentações vagarosas e palpitações convulsivas,
Conduzindo o funeral dos oficiais);
O que é, para alguém como tu, de qualquer modo, um poeta como
                                                                                                [eu?
Assim sendo, abandona meus trabalhos,
Ilude-te com aquilo que podes compreender e com os tons
                                                                                        [do piano,
Pois a ninguém iludo e jamais poderás entender-me.

Nenhum comentário:

Postar um comentário