domingo, 20 de maio de 2012

Ibn Darrãj Al-Qastalli, "Pois não sabes ..."


Pois não sabes, minha amiga,
    Que ficar é morrer
E que a morada do cobarde é o seu túmulo?
O perigo me dará a recompensa.
Não viste o voo das aves da noite
Por ti afugentadas? Não auguraram,
Voando pela direita, que era tempo de alegria?
Ensinaram-me a temer longas viagens,
Mas são o meio de beijar a mão de Almançor*.
Venha, pois, a água salobra dos desertos
Para alcançar a torrente límpida da generosidade!
Quando a minha amiga veio para o adeus
Trouxe soluços e suspiros, inimigos da coragem,
E suplicou-me: Em nome do nosso amor, em nome da paixão!
No berço ficava nosso filho: Um menino chorando,
Que não falava, mas através do olhar
Me trespassava a alma.
Mas nem a dona de mim
Nem meu filho das entranhas
Fizeram que obedecesse.
E na ânsia da viagem
Eis que, por fim,
   Eu parti...

* Almançor -Abu Amir Muhammad Ibn Abdullah Ibn Abi Amir, Al-Hajib Al-Mansur foi o governador de Al-Andalus, antigo nome árabe da região da Andaluzia na Espanha.
Seu governo marcou o auge do império Omíada na Península Ibérica.

Ibn Darrãj Al-Qastalli nasceu em Cacela (Portugal- Algarve) em 958 e morreu em 1038.


Tradução de Adalberto Alves, do livro "O meu coração é árabe".



Nenhum comentário:

Postar um comentário