domingo, 14 de julho de 2013

Nicolas Behr













"Poeta marginal? Eu, hein?"

não nasci em montes claros. não tenho nome completo.
não sou professor. não consegui conciliar nada
com a literatura. nunca publiquei nada. atualmente
não resido em porto alegre. não me chamo eduardo veiga.
não escrevo poesia há mais de 15 anos. não estou
organizando meu primeiro livro. não sou graduado
em letras. não acredito que a poesia seja necessária.            
não estou concluindo nenhum curso de pedagogia. não            
colaboro em nenhum suplemento literário. não estou
presente em todos os movimentos culturais da minha terra.
não sou membro da academia goiana de letras. não trabalho
como assessor cultural da secretaria de cultura. meus pais
não foram ligados ao cinema. não tenho tema preferido.
não comecei a fazer teatro aos 12 anos. não me especializei
em literatura hispano-americana. não tenho crônicas
publicadas n’o republica de lisboa. não passei minha
infância em pindamonhangaba. não canto a esperança.
não recebi nenhuma premiação em concurso de prosa
e poesia. não tenho sete livros inéditos. não sou
considerado um dos maiores poetas brasileiros. nunca fui
convidado para dar palestras em universidades. não vejo            
poesia em tudo. não faço parte do grupo noigrandes.            
não me interesso por literatura infantil. não sou
casado com o poeta afonso ávila. na minha estreia
não recebi o prêmio estadual de poesia. o crítico
josé batista nunca disse nada a meu respeito. não sofri influência            
de bilac. não sou ativo, nem dinâmico. não me dedico
com afinco à pecuária. não sou portador de vasto
curriculum. não recebi menção honrosa no concurso            
de poesia ferreira gullar. não exerço nenhuma atividade            
docente, nem decente. não iniciei minha carreira literária            
no exército. não fui a primeira mulher eleita para
a academia acreana de letras. não tenho poesias traduzidas
para o francês. não estou incluído numa antologia
a ser publicada no méxico. minha poesia não é corajosa.            
não gosto de arqueologia. walmir ayalla nunca me considerou            
um revolucionário. nunca tentei compreender o homem
na sua totalidade. não vim para o brasil com 5 anos de idade.
não aprendi russo para ler maiakowski. meu pai não é chileno.            
não sou virgem, sou capricórnio. não sou mãe de seis filhos.
nunca escrevi contos. não me responsabilizo pelos poemas
que assino. não sou irônico. não considero drummond
o maior poeta da língua portuguesa. não gosto de andar
de bicicleta. não sou chato. não sei em que ano aconteceu
a semana de 22. não imito ninguém. não gosto de rock.
não sou primo dos irmãos campos. não sou nem quero ser
crítico literário. nunca me elogiaram. nunca me acusaram
de plágio. não te amo mais. minha poesia nunca veiculou
nada. não sei o que vocês querem de mim. não espero
publicar nenhum romance. não sou lírico.
não tenho fogo. não escrevi isto que vocês estão lendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário