segunda-feira, 27 de julho de 2009

Manuel Bandeira



"Gesso"

Esta minha estatuazinha de gesso, quando nova
— o gesso muito branco, as linhas muito puras —
Mal sugeria imagem de vida
(embora a figura chorasse).
Há muitos anos tenho-a comigo.
O tempo envelheceu-a, carcomeu-a, manchou-a de pátina
                                                                                            [ amarelo-suja.
Os meus olhos de tanto a olharem,
Impregnaram-na da minha humanidade irônica de tísico.
Um dia mão estúpida
Inadvertidamente a derrubou e partiu.
Então ajoelhei com raiva, recolhi aqueles tristes fragmentos,
                                                        [ recompus a figurinha que chorava.
E o tempo sobre as feridas escureceu ainda mais o sujo
                                                                                      [ mordente de pátina...

Hoje esse gessozinho comercial
É tocante e vive, e me fez agora refletir
Que só é verdadeiramente vivo o que já sofreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário