sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Janice Caiafa, "Antologia dos poetas ocidentais"


Lembras quando tu me lias
os pequenos livros de cores
poesia brasileira
poesia portuguesa e estrangeira
portuguesa não era estrangeira
eu nem sabia ler
pequena muito pequena
no balcão da portaria
altíssimo na minha lembrança
as pernas pendiam de cima
sapatinho de criança
te escutava atenta admirativa
de tanta coisa já escrita
eram histórias pra mim
só que em ritmo,
eu sentia que o poema
respirava e mais
me embalava a palavra
assim escandida e levemente
cantada. Sentia
enquanto tu lias
que havia sonâncias
pousos, rodopios
e a leitura me embalava
mas para ficar acordada
olhos abertos
ereta sentada
em grande curiosidade
que seria afinal a vida
onde se abrigava tanta
palavra? que belo
assunto, que leitora
sabida e boa
para a criança que escutava.
Que bonita mãe que bom ouvi-la
para a menina que não lia
e que viria então
um dia a escrever poemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário