quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Jeferson Corrêa, "Artista com alzheimer desenha a si mesmo por 5 anos para se lembrar de seu rosto"


Em 1995, o artista do Reino Unido William Utermohlen foi diagnosticado com Alzheimer. Este é um diagnóstico difícil para todos, uma terrível doença degenerativa, mas antes de sua morte em 2007, Utermohlen criou uma série final  de autorretratos de cortar o coração ao longo de um período de aproximadamente 5 anos, documentando a deterioração gradual da sua mente devido a esta doença incapacitante. Um ensaio feito pela viúva do artista, Patricia, explica como a arte mostrou perfeitamente a situação que ocorreu com William.

É exatamente por isso que essas imagens são tão poderosas. "Nestas fotos, vemos como é de partir o coração de todos a intensidade dos esforços de William para explicar em seus autoretrados seus medos e sua tristeza."  É difícil dizer se as mudanças em seus retratos surgiram devido a perda de suas habilidades artísticas ou devido as alterações na sua psique, mas, em qualquer caso, eles documentam o tumulto emocional de um artista assistindo sua mente escapar dele pouco a pouco. Uma reflexão e um contemplar do que a capacidade de que arte tem não só de nos alegrar mas de nos fazer sentir todo o tipo de sentimentos.


1967



















1996




















1996




















1997




















1997




















1998





















1999





















2000










 


Copiado do site    http://obviousmag.org/

 http://lounge.obviousmag.org/manifesto_da_artes/2014/08/arista-com-alzheimer-desenha-a-si-mesmo-por-5-anos-para-se-lembrar-de-seu-rosto.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário