quinta-feira, 7 de abril de 2011

Roberto Piva














"No Parque Ibirapuera"


Nos gramados regulares do parque Ibirapuera
Um anjo da Solidão pousa indeciso sobre meus ombros
A noite traz a lua cheia e teus poemas, Mário de Andrade,
                                                                                                [regam minha
            imaginação
Para além do parque teu retrato em meu quarto sorri
            para a banalidade dos móveis
Teus versos rebentam na noite como um potente batuque
            fermentado na rua Lopes Chaves
Por detrás de cada pedra
Por detrás de cada homem
Por detrás de cada sombra
O vento traz-me o teu rosto
Que novo pensamento, que sonho sai de tua fronte noturna?
É noite. E tudo é noite.
É noite nos pára-lamas dos carros
É noite nas pedras
É noite nos teus poemas, Mário!
Onde anda agora a tua voz?
Onde exercitas os músculos da tua alma, agora?
Aviões iluminados dividem a noite em dois pedaços
Eu apalpo teu livro onde as estrelas se refletem
            como numa lagoa
É impossível que não haja nenhum poema teu
            escondido e adormecido no fundo deste parque
Olho para os adolescentes que enchem o gramado
            de bicicletas e risos
Eu te imagino perguntando a eles:
            onde fica o pavilhão da Bahia?
            qual é o preço do amendoim?
            é você meu girassol?
A noite é interminável e os barcos de aluguel
        fundem-se no olhar tranqüilo dos peixes
Agora, Mário, enquanto os anjos adormecem devo
            seguir contigo de mãos dadas noite adiante
Não só o desespero estrangula nossa impaciência
Também nossos passos embebem as noite de calafrios
Não pares nunca meu querido capitão-loucura
Quero que a Paulicéia voe por cima das árvores
            suspensa em teu ritmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário